Muitos profissionais da saúde mental concordam que uma pessoa que tenha crises de pânico deve iniciar um tratamento com os fármacos tradicionais, receitados, inclusive, pelos psiquiatras. Porém, esses remédios servem apenas para cessar os ataques no paciente e então iniciar um tratamento psicológico para que o distúrbio seja curado. Nessa hora, existe uma série de terapias complementares. Uma delas é a Terapia Ortomolecular para Síndrome do pânico
Essa terapia integra a medicina alternativa, que faz uso das vitaminas e minerais, e que acredita que as doenças todas são o resultado de desequilíbrios químicos do organismo. Para tanto, o tratamento ortomolecular tem o objetivo de restaurar os níveis de vitaminas e minerais indicados para o organismo. Os profissionais que atuam com a Terapia Ortomolecular para Síndrome do pânicoacreditam que substancias como as vitaminas do complexo B, como a B1, B3 e B6 colaboram para que a ansiedade do paciente diminuída.
Isso acontece porque, além de aumentar a quantidade de piruvato para lactato no organismo, a vitamina B3 age no cérebro atraindo as benzodiazepinas, normalmente usadas para tratamento de distúrbios de ansiedade. Ou seja, isso significa que a ação da B3 é semelhante aos dos medicamentos tradicionais.
Essas relações ainda são estudadas pelos profissionais da terapia Ortomolecular, embora já tenha sido comprovado o efeito desativo que apresentam essas vitaminas. Os especialistas que estudam o assunto, que é tema de pesquisas desde a década de 1950, defendem, ainda, que esses nutrientesimpulsionam a eficácia dos componentes da diazepina e de muitos outros tranquilizantes, por isso são ótimas terapias complementares.
Um estudo realizado com 12 pacientes com agorafobia (fobia que pode ser desenvolvida em pacientes com Síndrome do pânico), reuniusete com deficiência de vitamina B1, seis de vitamina B6, três de B12, dois de ácido fólico e um de B2. Essas 12 pessoas e outras 11, também portadoras de agorafobia, receberam suplementos nutricionais de ampla atuação e suplementos megavitamínicos adicionais para as deficiências verificadas.
Ao final do estudo de três meses, foi constatadoque 19, dentre as 23 cobaias, apresentaram grandemelhora, sendo que sete se recuperaram totalmente e 11 deles, que sofriam de ataques de pânico, ficaram completamente curados. Das 23 pessoas, nenhuma recaiu no seu problema.
Outras Vitaminas Usadas na Terapia Ortomolecular
Outra vitamina que se mostra eficiente para tratar a Síndrome do pânico é a C com bioflavonóides, uma vez que mantem as glândulas adrenais saudáveis, as quais tendem a estar exaustas durante o período de ansiedade, por causa da produção de adrenalina. Assim como os estudos levaram a crer que a ingestão de doses altas de vitamina C está associada à maior resistência ao estresse, o magnésio e o cálcio também são outras substâncias que possuem um efeito calmante e ajudam a diminuir a sensação de nervosismo.
Já o aminoácido chamado L-tirosina pode colaborar para aliviar os sintomas do estresse e promover o sono. Porém, não é indicado para pacientes que estiverem consumindo beta-bloqueadores ou que sofrerem de pressão alta.Outras substâncias naturais que agem como tranquilizadores são a gaba com inositol ou L-taurina. Além dessas, a melatonina faz com que a pessoa relaxe e tenha sono, sendo bastante utilizada no tratamento de desordens mentais, como a depressão e a insônia que é comum nos casos de ansiedade. Entretanto, não é recomendado para grávidas ou mulheres que estejam amamentando.
Além de ser natural, pois faz uso de substâncias não químicas, a Terapia Ortomolecular para Síndrome do pânico traz muitos benefícios para o organismo, pois o nutre com vitaminas e nutrientes que estão faltando para o seu equilíbrio. Embora os profissionais da saúde indicam, em geral, doses concentradas dessas substâncias, que são encontradas em capsulas e similares, são elementos com baixíssimo nível de efeitos colaterais.
OLÁ, GOSTARIA DE SABER AS DOSES DE VITAMINA B3 E SABER SE A MESMA ATUA NA DISFUNÇÃO ERÉTIL, HÁ MUITOS ARTIGOS, PORÉM CONFUSOS E POUCO EXPLICATIVO GOSTARIA TAMBÉM DE SABER A DIFERENÇA ENTRE VIT B3 E NICOTINAMIDA.
ABRAÇOS E GRATO.
JOSÉ RAIMUNDO ALMEIDA SALVADOR BAHIA
José,
O ideal é você conversar com um especialista.
Só ele pode te dar uma informação precisa, já que cada caso é específico e exige uma determinada dose.
gostaria de um tratamento tenho sindrome do panico e depressao onde posso encontrar uma clinica por favor me envia o telefone de vçs urgeste
Ana,
Procure o SUS em sua cidade. Lá eles te indicarão o médico corretamente. Caso contrário, se você tiver um convênio, procure um clínico geral, para que ele possa te fazer um encaminhamento correto.
adorei a reportagem, pois estava com dúvidas e queria esclarecelas antes de iniciar o tratamento ortomolecular, o que esse site me ajudou muitoooo
TENHO SINDROME ESTOU COM PSICOLOGA E TOMO REMEDIO MAS QUANDO PENSO QUE ESTOU CURADA VOLTA TUDO DE NOVO QUERO SABER O QUE POSSO FAZER PARA FICAR MAIS TEMPO SEM ISSO
Roseli,
A cura da Síndrome do Pânico é devagar, mas progressiva. Por isso é importante seguir as recomendações médicas a risca.
Com o tempo, você vai se sentir cada vez melhor e a Síndrome do Pânico vai ser coisa do passado.
Segue firme no seu tratamento!
Tenho 18 anos e há mais ou menos dois estava em uma pizzaria com a familia e começei a passar mal…coração disparado e medo excessivo. Fui parar no hospital
com minha pressao alterada mas com o diagnostico de crise nervosa. Desde entao foram varias visitas a especialistas de diferentes areas e nunca com um diagnostico preocupante, todos baseados em crises de ansiedade e panico. Hoje faço tratamento homeopatico e acompanhamento com yoga..acredito na cura e na espiritualidade do individuo! Paz amigos, tenhao muita fé porque isso vai passar, acredite. Grande Abraço!!!
eu tenho depressão moderada ansiedade sindrome do panico estava lendo sobre medicina ortomecular + vitaminas b1 b3 e b6 interesei muito. ja tomei todos andepressivo e nao melhoro, gostaria do telefone do medico que trabalha com ortomecular. tmeu telefone 1138310695 ou 996242614, grato nilson
Nilson,
O tratamento ortomolecular é um importante coadjuvante no tratamento, mas ele NÃO substitui a medicação convencional.
Sem ela, a cura é muito difícil. Agora, se você combinar os dois tratamentos, sua evolução será muito mais rápida!
Sofri bastante com sindrome do panico e depressao. Fiz tratamrnto convencional por 4anos, depois associei acunputura e massoterapia, que me auxiliou muito por mais 4 anos. Agora recentemente iniciei o tratamento c ortomolecular e estou bem melhor.
Trato com dr Callegaro, site: http://Www.ortossistemica.com.br
Gostei muito dessa matéria, estou em tratamento de síndrome de pânico e não aguento mais as reações dos medicamentos. Achei interessante, restaurar os níveis de vitaminas e minerais no organismo, pode ser a solução que preciso. um abraço a todos
tenho ansiedade sindrome do panico estresss quero fazer tratamento com vitaminas nao quero + tomar ansiolitico. falaram pra mim que vitaminas b1;b2.b6.b12 e otima; grato nilson
Tenho sindrome do panico e tomo diazepam posso fazer uso de vitaminas junto com este remedio?obrigado