Terapia Ortomolecular para Síndrome do Pânico

Muitos profissionais da saúde mental concordam que uma pessoa que tenha crises de pânico deve iniciar um tratamento com os fármacos tradicionais, receitados, inclusive, pelos psiquiatras. Porém, esses remédios servem apenas para cessar os ataques no paciente e então iniciar um tratamento psicológico para que o distúrbio seja curado. Nessa hora, existe uma série de terapias complementares. Uma delas é a Terapia Ortomolecular para Síndrome do pânico

Essa terapia integra a medicina alternativa, que faz uso das vitaminas e minerais, e que acredita que as doenças todas são o resultado de desequilíbrios químicos do organismo. Para tanto, o tratamento ortomolecular tem o objetivo de restaurar os níveis de vitaminas e minerais indicados para o organismo. Os profissionais que atuam com a Terapia Ortomolecular para Síndrome do pânicoacreditam que substancias como as vitaminas do complexo B, como a B1, B3 e B6 colaboram para que a ansiedade do paciente diminuída.

Isso acontece porque, além de aumentar a quantidade de piruvato para lactato no organismo, a vitamina B3 age no cérebro atraindo as benzodiazepinas, normalmente usadas para tratamento de distúrbios de ansiedade. Ou seja, isso significa que a ação da B3 é semelhante aos dos medicamentos tradicionais.

Essas relações ainda são estudadas pelos profissionais da terapia Ortomolecular, embora já tenha sido comprovado o efeito desativo que apresentam essas vitaminas. Os especialistas que estudam o assunto, que é tema de pesquisas desde a década de 1950, defendem, ainda, que esses nutrientesimpulsionam a eficácia dos componentes da diazepina e de muitos outros tranquilizantes, por isso são ótimas terapias complementares.

Um estudo realizado com 12 pacientes com agorafobia (fobia que pode ser desenvolvida em pacientes com Síndrome do pânico), reuniusete com deficiência de vitamina B1, seis de vitamina B6, três de B12, dois de ácido fólico e um de B2. Essas 12 pessoas e outras 11, também portadoras de agorafobia, receberam suplementos nutricionais de ampla atuação e suplementos megavitamínicos adicionais para as deficiências verificadas.

Ao final do estudo de três meses, foi constatadoque 19, dentre as 23 cobaias, apresentaram grandemelhora, sendo que sete se recuperaram totalmente e 11 deles, que sofriam de ataques de pânico, ficaram completamente curados. Das 23 pessoas, nenhuma recaiu no seu problema.

Outras Vitaminas Usadas na Terapia Ortomolecular

Outra vitamina que se mostra eficiente para tratar a Síndrome do pânico é a C com bioflavonóides, uma vez que mantem as glândulas adrenais saudáveis, as quais tendem a estar exaustas durante o período de ansiedade, por causa da produção de adrenalina. Assim como os estudos levaram a crer que a ingestão de doses altas de vitamina C está associada à maior resistência ao estresse, o magnésio e o cálcio também são outras substâncias que possuem um efeito calmante e ajudam a diminuir a sensação de nervosismo.

Já o aminoácido chamado L-tirosina pode colaborar para aliviar os sintomas do estresse e promover o sono. Porém, não é indicado para pacientes que estiverem consumindo beta-bloqueadores ou que sofrerem de pressão alta.Outras substâncias naturais que agem como tranquilizadores são a gaba com inositol ou L-taurina. Além dessas, a melatonina faz com que a pessoa relaxe e tenha sono, sendo bastante utilizada no tratamento de desordens mentais, como a depressão e a insônia que é comum nos casos de ansiedade. Entretanto, não é recomendado para grávidas ou mulheres que estejam amamentando.

Além de ser natural, pois faz uso de substâncias não químicas, a Terapia Ortomolecular para Síndrome do pânico traz muitos benefícios para o organismo, pois o nutre com vitaminas e nutrientes que estão faltando para o seu equilíbrio. Embora os profissionais da saúde indicam, em geral, doses concentradas dessas substâncias, que são encontradas em capsulas e similares, são elementos com baixíssimo nível de efeitos colaterais.

 

14 Comentários

  1. josé raimundo maio 15, 2013
    • Sandra Coelho maio 15, 2013
  2. ana junho 3, 2013
    • Sandra Coelho junho 4, 2013
  3. Renata Lopes junho 30, 2013
  4. ROSELI julho 20, 2013
    • Sandra Coelho julho 24, 2013
  5. Mariana março 28, 2014
  6. nilson dos santos março 28, 2014
    • Sandra Coelho julho 10, 2014
    • median agosto 16, 2014
  7. Isolina de Mattos junho 12, 2014
  8. nilson dos santos junho 26, 2014
  9. Paulo julho 23, 2014

Deixar um Comentário