Entre tantos tratamentos que ajudam em muito os quadros de transtorno do pânico, os fitoterápicos para a Síndrome do Pânico é um deles. Por mais que ele seja considerado, por muitos profissionais que trabalham com pacientes que tenham o distúrbio, um tratamento complementar, a sua eficiência é comprovada, além de ser bastante natural, compensando a carga de químicos que o organismo recebe ao aderir aos fármacos geralmente receitados.
Ao contrário do que se pode imaginar, os fitoterápicos para a Síndrome do Pânico não integram a medicina alternativa, que é composta principalmente pela homeopatia, acupuntura e outros tratamentos. A fitoterapia é uma especialidade médicaalopática, que se baseia no “tratamento vegetal” para tratar uma série de doenças. Entre elas, estão os problemas infecciosos, doenças alérgicas, disfunções metabólicas, bem como traumas diversos.
A medicina, embora não de maneira ampla no decorrer dos séculos, faz uso de plantashá muito tempo, mesmo antes do ano 2000 a.C. A sua eficiência foi comprovada, ainda, pelas antigas civilizações que acreditavam no “efeito místico” produzido pelas plantas ao serem utilizadas em rituais religiosos. Um exemplo disso são os nativos da ilha de Fiji, que faziam uso da planta kavakava (Piper methysticum) como calmante, isso há mais de três mil anos atrás.
Já mais recentemente, pesquisadores alemães comprovaram que as propriedades do extrato da kavakava podem combater a ansiedade. Embora o tratamento vegetal seja uma realidade, especialistas alertam para o cuidado com as plantas na hora de serem manipuladas, pois alguns podem ser tóxicos, como a chamada pelo nome “comigo ninguém pode”. Assim, é importante conhecê-las antes de ingeri-las e se for para um tratamento específico, como para o transtorno do pânico, é importante que seja receitada por um profissional que saiba quais são as mais indicadas para cada caso.
Plantas que podem ajudar no tratamento complementar
Para a Síndrome do pânico, muitas são as plantas que podem ajudar a curar uma pessoa com esse distúrbio. Porém, apenas um profissional da saúde vai saber qual a melhor combinação e doses para que tenha o efeito esperado. A valeriana, por exemplo, é uma planta que tranquiliza, sendo eficiente nos tratamentos de transtornos de ansiedade. Ela não causa dependência e pode ser usada em combinação com o maracujá, porém, causa sonolência.
A já citada Kavakava possui o princípio ativo kavaína, o qual é indicado aos pacientes que sofrem de ansiedade, porém, o seu uso incorreto pode causar grave lesão hepática. A Ginkgobiloba é uma planta que qualifica a oxigenação das células do cérebro, além de contar com efeitos antidepressivos, uma vez que melhorar o estado da microcirculação.
Já os ácidos graxos essenciais integram os revestimentos nervosos, como a membrana citoplasmática, as membranas do mitocondria e bainha de mielina. Assim, é importante manter a sua ingestão, inclusive através do óleo de borragem, óleo de prímula e óleo de linhaça. A Betônicaofficinalis também é usada há centenas de anos, sendo ideal no tratamento de distúrbios nervosos e do sono. Também serve para a dor de cabeça, quando associada à tensão nervosa e funciona como um desintoxicante do sangue e de certos órgãos. Em composição com valeriana, alivia, ainda, o trato gastrointestinal.
O Gengibre é outra planta que integra a medicina fitoterápica, sendo muito boa para tratar os distúrbios estomacais. Isso é importante porque não raro quem sofre de tensão nervosa e ansiedade também desenvolve distúrbios alimentares e digestivos. Já o lúpulo é eficiente para tratar da ansiedade e dos distúrbios do sono, bem como a Scutellaria Lateriflora, que age ainda no nervosismo e espasmos. A Camomila, bastante usada de forma caseira, é útil, em especial, para os distúrbios do sono e digestivos, a sua importância é tão grande que vem sendo amplamente estudada na Alemanha.
Por sua vez, a Cnicus benedictus ativa a vesícula biliar lenta e a corrige problemas estomacais, flatulência e, até mesmo, a dor de cabeça vinculada aos nervos. O Vervano é outro relaxante dos nervos, bem como a L-glutamina, e a Gava colabora para a nutrição do cérebro, sendo de grande valor para a saúde das células do cérebro.
Desde a infância eu lidei com um sentimento de que algo terrível estava muito próximo a ocorrer, sem no entanto saber ao certo o quê. Sempre me esquivei de festas ou de momentos alegres porque, na minha cabeça, esses momentos logo passariam e eu teria de lidar com uma dor ou tristeza qualquer que certamente me acometeria. Sofri com sudorese noturna por muito tempo, sem explicação, chegando ao ponto de estragar colçhões e travesseiros. Na fase adulta, após um período de bastante tensão, comecei a me sentir mal como se fosse ter um ataque cardíaco a qualquer momento. Fui para num pronto socorro médico e após ser medicado à base de ansiolíticos retornei para casa. Depois disso passei a temer sentir o mesmo mal estar todos os dias, por volta do mesmo horário em que havia ocorrido o fato pela primeira vez. Recorri novamente a um médico cardiologista, pois estava convicto de que estava sofrendo alguma cardiopatia e isso se agravava todas as vezes em que me lembrava da morte de meu pai após sofre um ataque cardíaco. Foi então que após me consultar e perceber que eu me encontrava fisicamente bem o médico me diagnosticou como tendo tido um ataque de pânico e que precisava lidar melhor com minhas emoções. Foi a primeira vez que ouvi falar em síndrome do pânico e então fui “apresentado” ao mundo dos ansiolíticos. Num primeiro momento me adaptei melhor ao Clonazepam, o que me causou algum alívio. O problema é que não me foi esclarecido o risco da dependência. Hoje, depois de nove anos, me arrependo de não ter procurado ajuda junto a profissionais da saúde que propusessem um tratamento à base, por exemplo, de fitoterápicos eficazes e que me auxiliassem a controlar e entender o mal e o momento que estava passando. Continuo como dependente desta droga e estou buscando ajuda para chegar a uma situação de equilíbrio. Se alguém puder me ajudar, fico grato.
Converse com o seu médico.
Os remédios controlados podem ser retirados aos poucos, é só conversar com o seu médico.
Ainda assim, acho que a combinação do remédio com os fitoterápicos pode gerar um efeito muito mais eficiente para a Síndrome do que apenas os fitoterápicos.
oi luiz também usava clonazepam mais troquei pelo fitoterápico sintocalmy de 300g passiflora, tenques fazer o desmame devagar e se apegar muito a Deus pedindo forças vc irá conseguir,outra coisa boa para tirar a ansiedade é cerveja sem álcool faça isso e vais conseguir fé em deus!
amiga, vai retirando aos poucos conversando om eu medico, pedindo para desmamar o rivotril-clonasepan, pede para usar a valeriana , fé em DEUS e faça respiração p dentro e para fora, yoga, ainda estou retirando o diazepan e sei o que é isto
trocar de remédio p outro e o mesmo que continuar com a droga maldita para a praga sindrome do panico
Sera que se eu posso toma kavakava com o remedio que ja tompaprazolan e equilid?não da reação?
Rodrigo,
Só o médico pode te responder essa questão com mais certeza. Então é bom consultar o seu antes de tomar alguma coisa para ter mais segurança.
Sou farmacêutico e temos uma farmácia de manipulação em são paulo. Tenho síndrome do pânico e muitos pacientes com síndrome do pânico vão até a farmácia para conversar e sempre acabo passando algum fitoterápico ou floral de bach para ajudar ou complementar a terapia farmacológica, ou mesmo para ajudar na retirada da mesma. Vale de fato muito a pena mesmo.
Os fitoterápicos realmente ajudam muito quem tem a SP!
Marcelo, eu sofro de síndrome do pânico já alguns anos, começou com ansiedade e foi se proliferando até atingir níveis altos da síndrome, em 2010 tive uma crise muito aguda numa viagem a familiares inclusive constrangendo as pessoas que ficavam sem saber o que e como me ajudar, eu uso quando estou com a crise Florais de Bah, Ritmoneuram, e um ansiolítico que minha esposa consegue, quais você me recomendaria, minha síndrome eu resisti muito a tomar remédios que possam me causar dependência química.
Gostaria de saber se você tem um tratamento para depressão e transtorno do pânico.
Aqui a gente só aconselha. Tratamento deve ser feito com o médico.
Comecei a sentir pânico com agorafobia… o clássico: passei a ter medo de sentir medo! Li bastante sobre o assunto… aprendi a controlar minha respiração p evitar alguns sintomas… cantar, falar algo e etc, tb para evitar os sintomas… Comecei a tomar passiflora e florais de bach: Rescue. E, o mais importante, enfrentar o medo… qd sinto medo de dirigir, vou e saio… Decidi não procurar um psiquiatra, pois sei o que causa esses sintomas… ESTRESSE e MORTE DE ENTES QUERIDOS! Um conselho valioso a todos: Saia da rotina se possível todos os dias… Faça algo que te dê alegria… Boa sorte!
Oi Magda vi sua resposta, também tenho síndrome do pânico usei por 15 dias o rivotril, após tive o efeito colateral, pois tirei o remédio de vez. Hoje estou fazendo tratamento com homeopatia, mais esses dias estou me sentido como se tivesse tendo a primeira crise. O que devo fazer?
Estou nessa de querer sair também do ansiolítico, pois sei que só causa muito é dependência. Estou orando, buscando ajuda dentro de mim mesma e acima de Tudo muita Fé em DEUS. Sei que o stresse e as percas de entes-queridos contribui muito e o ritmo de vida que voce leva também. Portanto, vamos atrás de muita Paz, alegrias e prazer de Viver e sómente com DEUS conseguimos unir Tudo isso. Um forte Abraço á Todos.
Boa tarde,meu esposo sofre com a sindrome do pânico,lendo
na Internet descobrir duas formulas homeopata que se chama
Baryta carbonica e Strychnos,mais eu nao estou sabendo qual a potência das duas para poder compra-las,as crises dele e diaria e muito intensas,mim ajude,agora a pouco também achei outra
formula qua chama aconitum,será que alguém pode mim ajudar
agradeco no findo do coracao,Amém.
Eu mesma me descobri com a SP agora, depois de me sentir mal por algumas vezes. Algumas vezes sinto muito medo em ser assaltada novamente. Jah identifiquei as possiveis causas. Nao gostaria de fazer terapia e muito menos me envenenar com psicotropicos. Fui indicada por um amigo procurar a acupuntura – farei isso. Foi bom fazer uma pesquisa na internet. Nao imaginava que tantas pessoas estao passando pelo mesmo problema. Vou procurar tambem a homeopatia. Tem que dar certo. Caso contrario, mudarei de pais. Percebi que quando estou fora do Brasil, durmo bem e nao tenho medo, panico. Boa sorte a todos nos. Obrigada pelas ideias.
Se você não tiver um acompanhamento psicológico e médico, dificilmente vai conseguir êxito. Os tratamentos que vc citou funcionam bem como auxiliares no tratamento e não como elementos principais. A medicação correta é fundamental para quem tem a SP.
Vocess indicam algum medico no Rio de Janeiro
?
Aconselham qual floral para tomar durante o dia?Pois a noite durmo bem… Fico com palpitações, tensão, medo, agonia… durante o dia.
boa tarde…… estou com sindrome de panico, depressao e ansiedade e faço tratamento com remedios os quais todos os q postaram ja tomei…. porém estou querendo mudar antes q o remedio me vicie…. ou seja tratamento com ervas…. ja vi caso de pessoas q foram curadas…. “erva de são joão”…. agora vi essa erva Kavakava e gostaria de saber onde posso achar… é esse mesmo onome pois nunca ouvi falar… estou pensando seriamente em tentar misturar ambas e tomar como chumarrao ou terere….. se vcs puderem me ajudar qual a forma certa para tomar “posologia” agradeço e muito…. pois quero ser cobaia de mim mesmo…para quem sabe ajudar outras pessoas….. o meu muito obrigado……
Tem um homeopata no youtube ou procure o site: ivandélio sanctus, talvez ajudem você, pois ele trata de todos os assuntos acima falados. boa sorte
Tenho sindrome sjogren fiquei sem paladar, outras receitou Barita carbônica 30ch 20mldose única . Para que serve?
Hipnose funciona no tratamento para SP?
Para caramba, mas tem que procurar um “puta” profissional. Boa sorte!
Pesquise muito na internet e vc acha, em SAMPA tem Rogério Castilho e no Rio não me lembro agora no momento.
olá boa tarde sofro de ansiedade e panico e gostaria de fazer terapia ou acuptura aguardo um contato obrigada
bom dia para todos que assim como eu em SP a 1ª coisa a fazer e procurar orientaçao espiritual com um Pastor de sua confiança sofro de ansiedade e SP desde os 12 anos de idade hoje tenho 43 anos e graças a Deus venho tendo sucesso no q diz respeito a doença tenho tomado ansioliticos e antidepressivos ate entao mais há 1 mês parei de tomar por notar varios problemas do efeitos colaterais causados pela imipramina, revotril e clonazepan sito: desfunçao sexual perda do libido nao coseguia reagir apos acordar a todos que fazem uso de qualquer um desses medicamentos fica a dica reagam buscando outro meio de tratamento. Jesus abençoe todos vcs
gostaria dde saber qual o fitoterapico bom para a crises de ausencia