Como Tratar Síndrome do Pânico

como_tratar_sindrome

Quando uma pessoa admite que está com algum problema e que é a hora de procurar ajuda médica, e no caso do profissional da saúde diagnosticar que o paciente sofre do transtorno do pânico, a primeira cosia que ela vai querer saber é como tratar Síndrome do Pânico. Existem diferentes linhas de tratamento para esse distúrbio. Alguns profissionais admitem a necessidade de remédios, ao menos, no início, para que novos ataques de pânico não prejudiquem o processo de melhora. Porém, que aliado a isso é imprescindível a terapia para que a pessoa possa se curar.

Outros profissionais, no entanto, afirmam que as terapias são apenas tratamentos secundários, sendo os fármacos a melhor forma do quadro do paciente se mostrar mais favorável. Já uma terceira linha acredita que apenas a terapia é o suficiente para a pessoa resgatar o seu controle e que para tanto não é necessário fazer um tratamento com remédios. Apesar de algumas divergências em se tratando de como tratar Síndrome do Pânico, o mais importante é que quando você escolher um profissional para começar o tratamento, ele deve ser de sua confiança, indicado por pessoas que você conheça, ou que, ao menos, você se sinta confortável em sua presença.

A sua sintonia com a do profissional que for atendê-lo é importante para que você tenha mais confiança no tratamento que ele for utilizar. Nem sempre se tem acesso a médicos que sejam indicados por outras pessoas. Se você não conseguir encontrar um profissional assim, e tiver que recorrer à lista de profissionais que o seu plano de saúde oferece, por exemplo, procure de informar se o médico em questão já trata outros pacientes com o mesmo distúrbio, se essa é a sua especialidade, etc.

Tratamentos medicamentosos para Síndrome do Pânico

Os profissionais que defendem o uso de remédios para tratar os pacientes com o transtorno do pânico costumam receitar antidepressivos, desde que utilizado nas doses indicadas para reduzir o risco de dependência. Os médicos afirmam que o seu uso é imprescindível, ao menos, no início do tratamento, pois eles vão evitar que novas crises ocorram. Assim, o caminho estará livre para o processo do tratamento, inclusive, para quem fizer terapia em conjunto ao fármaco.

Terapia para o Transtorno do Pânico

Existem diferentes métodos de terapia para curar os ataques de pânico. Uma delas consiste em uma série de etapas, sendo que a primeira é a chamada reestruturação cognitiva, nela, o paciente deve derrubar as crenças irracionais e pensamentos disfuncionais típicos do distúrbio. Ou seja, mesmo com os sintomas que deveriam apenas ocorrer em uma situação de perigo, a pessoa deve tomar consciência de que o medo que está sentindo não é real.

O segundo momento é a exposição interoceptiva, quando o paciente deve quebrar a relação entre os sintomas corporais e as reações do transtorno. Para tanto, a pessoa é provocada a sentir as sensações que se assemelham a de uma crise, com exercícios cardiovasculares, hiperventilação, entre outros. Dessa forma, ela se dessensibiliza perante os sinais de uma crise. No próximo momento, o paciente passa por um “retreinamento” da respiração, que deve ser feita com o diafragma, essa forma de respirar é a ideal para encontrar o equilíbrio.

Na sequência, o paciente passa pelo relaxamento do corpo e da mente e, por fim, é o momento de o paciente passar pela fase da prevenção de recaída. Essa etapa é imprescindível para que o tratamento garanta que o paciente não vai sofrer novos ataques. Para tanto, se faz o uso das técnicas cognitivas e comportamentais, que vão permitir a manutenção dos resultados da terapia.

Deixe seu comentário!

4 Comentários em "Como Tratar Síndrome do Pânico"

Comente: