Como Superar Síndrome do Pânico

superar sindrome do panico

Os ataques ocorridos em decorrência do transtorno do pânico desgastam muito a saúde da mente e do corpo de qualquer pessoa, mesmo assim é possível curar e saber como superar Síndrome do Pânico. Se você está com esse distúrbio, é importante compreender que ele é passageiro, mas para que haja uma melhora é essencial buscar a ajuda de um profissional da saúde especializado.

Na hora em que você iniciar um tratamento, seja a base de fármacos, seja uma terapia com os profissionais adequados, é comum que você tenha uma melhora rápida, mas isso não significa que você pode interromper o tratamento para a síndrome do pânico, pois isso pode resultar em uma recaída. É comum, ainda, acontecer o contrário e o primeiro medicamento que usar não surtir efeito, porém, isso não quer dizer que o seu caso seja muito grave ou incurável. A simples troca do remédio já pode melhorar em muito o seu estado.

Mas não bastam somente os tratamentos médicos para você saber como superar Síndrome do Pânico, é preciso que você mesmo tenha uma atitude positiva quanto a isso. Achar que não vai melhorar, ter medo de ficar com o transtorno do pânico para sempre e ser pessimista não vai ajudar em nada, prejudicando o seu processo de autoconhecimento, que é essencial para que haja uma cura real do distúrbio.

Atitudes que ajudam a superar Síndrome do Pânico

A maioria das pessoas que acarreta o transtorno do pânico é jovens mulheres com uma carreira bastante promissora, sendo que os ataques podem ter iniciado justamente em uma época mais tumultuada de sua vida profissional. Quando você recebeu um maior número de atividades e responsabilidades, as quais não hesitou abraçar. Esse excesso de carga pode ter desencadeado as crises de pânico.

Por isso, o médico que for tratar do seu transtorno de ansiedade vai lhe mostrar que não deve segurar o mundo nos ombros e que, às vezes, é preciso dizer não para algumas coisas. É preciso que você mude de atitudes e de hábitos para superar a Síndrome do pânico, entre eles, você pode ler livros, revistas e demais materiais que você goste, mas que não tenha a ver com o seu trabalho. Se você nunca se permitia ler um romance, por exemplo, esta é a hora de ceder espaço à literatura.

Além disso, você deve focar na avaliação do que realmente a incomoda, do que a deixa ansiosa, é importante compreender isso para encontrar a origem do problema. Manter a saúde do corpo também vai colaborar para que você possa superar a Síndrome do pânico, sendo indicada a ginástica, que libera endorfinas, as quais são consideradas antidepressivos naturais e aumentam o bem estar. Você pode optar, ainda, por meditação, yoga e massagem de relaxamento.

Se você tem o costume de beber álcool e cafeína, ou mesmo chá preto, chá mate e refrigerantes, é indicado diminuir a ingestão dessas substâncias que podem causar mais ansiedade. Outro hábito que você pode adquirir é o de dormir cedo, assim, você vai descansar melhor, aproveitando a noite, que oferece as melhores horas de sono. Vale, ainda, investir em uma alimentação saudável e não comer enquanto está trabalhando, é importante parar para fazer a refeição.

Você também não deve ser rigorosa consigo mesma, faça coisas que goste e não repita o mesmo trajeto casa – trabalho todos os dias. Se você tem prazer, vá ao cinema, corra no parque, passeie com os amigos, saia para a balada, enfim, saiba se divertir também e não dedique toda a sua vida para o trabalho. Por mais que ele seja importante, é apenas mais uma faceta de sua vida, você é também, mulher ou homem, esposa ou marido, namorada ou namorado, filho, filha, amiga, então desfrute de todos os momentos.

 

Deixe seu comentário!
 

14 Comentários em "Como Superar Síndrome do Pânico"

  • Regiani disse:

    As dicas foram ótimas, me ajudaram bastante, obrigada.

    • Sandra Coelho disse:

      Obrigada, Regiani!

      Volte aqui sempre que precisar!

    • mikhaelle disse:

      E muito bom saber que não somos os únicos atingidos por um dos grandes ataques na sociedade e que serão também bastante acometidos no futuro. Também estudo para poder ser uma das profissionais da área da saúde e também tenho ultrapassado algumas barreiras, acredito sim! na cura e que nosso maior psiquiatra, é Deus.

      • mikhaelle disse:

        E muito bom saber que não somos os únicos atingidos por um dos grandes ataques na sociedade e que serão também bastante acometidos no futuro. Também estudo para poder ser uma das profissionais da área da saúde e também tenho ultrapassado algumas barreiras, acredito sim! na cura e que nosso maior psiquiatra, é Deus. E credito também que a ajuda de profissionais que nos acompanhe por algum tempo, também é muito bom.

  • marcia disse:

    Adorei é muito bom , podermos contar com essa página de informação que nos da uma direçao p/ irmos em busca de um bom tratamento.

  • Sandra Coelho disse:

    Exatamente!
    Mas as nossas informações não substituem uma avaliação médica completa.

    Mas sempre que precisar pesquisar algo, venha no nosso blog, ok?

  • gostei muito de saber mas sobre o panico fui vitima estou em tratamento, e estou tendo sucesso com medicaçao ,terapias que adotei como voltei a estudar, comecei a criar um cachorro,
    sair pra dançar e pesquisar mas sobre esta doença,pois pra lutar contra o inimigo,vc tem que conhecer bastante ele.

  • Sandra Coelho disse:

    Falou tudo, Sandra!

  • daleni borges disse:

    adorei a dica, estou superando esses sintomas mas não desejo isso para nenhuma pessoa. Tem que determinar e lutar com todas as forças. acima de tudo buscando ouvir a palavra de Deus, muita leitura da Bíblia, está me ajudando muito.

  • André disse:

    Gostei muito !
    E devemos ensinar a nossos filhos!
    Dimunuir cobranças!

  • eresa disse:

    adorei essa pagina ,tenho sindro medo panico e muito dificil de lidar ex.tenho medo de andar de barco ,e terei q andar nao sei como mais tenho q enfrentar me ajudem por favor mande email …obrgd…

  • roberta disse:

    só nos que passamos por esse problema sabemos o quanto é doloroso e dificil, tenho 24 anos e posso dizer que cheguei ao fundo do poço quantas vezes pensei que iria morrer com essa ansiedade indominavel que nos sufoca, nossa temos que ter força e acreditar que isso é só uma fase dificil que vamos superar, sempre botei Deus na frente, estou bem melhor com ajuda de medicametos quando olho pra tras nao acredito que conseguir superar… temos que passar nos esforçar dia a dia colocando em nossas mentes que tudo vai voltar ao normal e que vamos sair dessa…

  • miriane disse:

    Boa noite, sofro com a sindrome do panico a um ano e um mes. A seis meses comecer a me tratrar com um neurologista o qual me faz atraves de medicamentos reduzir as crises, e hoje depois desse tempo volto a sentir os sintomas novente e jinto medo de passar por tudo novente.. apenas peco a Deus que me ulumine, pois o medo de mprter e muito fote, fiquei feliz em encontrar dicas, e comentarios os quais busco que me fortalecam para enfrentar essa fase. Obrigada a todos

Comente: