A Síndrome do Pânico, por ser um distúrbio psicológico complexo e apresentar diversos sintomas físicos, pode confundir as pessoas (até mesmo médicos) e acabar sendo diagnosticada de forma errônea, como esquizofrenia, por exemplo. E isso pode gerar consequências muito sérias, uma vez que o tratamento da Síndrome do Pânico é específico e precisa de muita dedicação do paciente. Mas então, como diferenciar a Síndrome do Pânico de outros distúrbios psicológicos?
Primeiramente é necessário verificar a origem das crises da pessoa. Foi depois de alguma situação traumática, como um assalto, sequestro ou acidente? Alguém da família já teve a doença? Se a resposta foi sim para uma ou para as duas perguntas, é muito provável que o indivíduo tenha de fato a Síndrome do Pânico.
As crises de pânico costumam apresentar os seguintes sintomas:
- Tremores
- Sudorese
- Falta de ar
- Formigamento nas extremidades (mãos, pernas e pés)
- A pessoa com a crise acha que a morte está chegando, sem um motivo aparente para isso
- Sensação de desmaio
- Ondas de calor ou frio
- Medo de enlouquecer ou de perder o controle
- Ansiedade intensa
- Isolamento
- Aumento nos batimentos cardíacos
- Tonturas
- Medo de sair de casa
- Em casos extremos, agorafobia
Outro ponto a ser observado é a personalidade do indivíduo. Normalmente as pessoas acometidas pela Síndrome do Pânico são muito produtivas no trabalho, exigentes consigo mesmas, muito preocupadas com as mínimas coisas do cotidiano, criativas e dão pouca atenção as suas necessidades físicas e psicológicas (como dormir e se divertir, por exemplo). Isso é absolutamente importante para diferenciar a Síndrome do Pânico de outros distúrbios psicológicos.
Mas, a melhor solução ainda é recorrer a um especialista no assunto. Um terapeuta certamente é a melhor escolha para fazer uma avaliação do indivíduo e verificar qual é a enfermidade psicológica a pessoa está enfrentando, se de fato houver alguma.
Quer ajudar alguém a se livrar da Síndrome do Pânico de vez? Então veja como dar fim a esse mal de uma vez por todas, para que a pessoa possa ter uma vida plena e cheia de saúde!
tive sp a+ ou – 1ano e hoje setou quase boa so sinto as vezes falta de ar mas ai tomo umn revotril de 0,5 e ela desaparece mais quando fico ansiosa ela volta sera q vou ficar reamente boa algum dia agora resouvi entrar na academia mas fico com medo de passar mal oq acha?