A Síndrome do Pânico tem sido apontada como um dos maiores males que a vida moderna vem causando no psicológico das pessoas. Mas, se para a pessoa que tem a doença já é difícil, imagina para os parentes, amigos e colegas que convivem com o individuo que tem a Síndrome do Pânico? É complicado, pois a pessoa que tem a doença muda muito e sofre com uma ansiedade desmedida que é difícil de compreender. Por isso, acompanhe esse artigo e veja como conviver com uma pessoa que tem a Síndrome do Pânico.
Primeiro de tudo, se você convive com alguém que tem esse problema, o ideal é pesquisar bastante sobre a doença, como ela afeta a pessoa, quais as suas causas e consequências, para poder efetivamente ajudá-la nesse processo.
Dicas para conviver com uma pessoa que tem a Síndrome do Pânico
– Seja compreensivo: A pessoa não está doente porque quer. Tente prestar apoio e estar ao lado dela, especialmente em situações delicadas, que geram ansiedade e dão o gatilho para as crises.
– Jamais diga que a doença é “frescura”: Muitos familiares e amigos costumam, seja por incompreensão ou ignorância, considerar que as crises causadas pela Síndrome do Pânico não passam de frescura e futilidade. A Síndrome do Pânico é uma doença psicológica muito séria e que exige tratamento. Não tem nada de futilidade ou frescura nisso.
– Converse com a pessoa sobre assuntos que nada tem a ver com a doença: Essa é uma estratégia interessante para lidar com quem tem a Síndrome do Pânico. Falar de assuntos leves e até banais ajuda a distrair a mente da pessoa, o que faz com que a ansiedade dela diminua. E, quanto menos ansiosa ela fica, menores as chances de uma crise acontecer.
– Passe segurança: Se a pessoa que tem a doença gosta e confia em você, ótimo. Normalmente, as pessoas acometidas por esse mal costumam ser inseguras demais e não conseguem lidar com a sua própria vida sozinhos. Ajude então, de forma gentil, a pessoa. Esteja sempre por perto e se mostre disponível. É o que o indivíduo que tem essa doença precisa: se sentir seguro ao lado de uma pessoa de confiança.
Quer conhecer melhor a Síndrome do Pânico e ajudar quem está sofrendo com ela? Então veja aqui um método revolucionário para ajudar a pessoa a se livrar definitivamente desse mal e ter uma vida plena e cheia de saúde.
estou namorando há 4 meses e só então descobri q ele tem a síndrome do pânico. Estamos brigando muito e as vezes penso q seja por causa da doença, estou buscando me informar para poder ajudá-lo!!!
Não brigue com ele. Ele não está doente porque quer.
Continue se informando e ajude seu namorado com esse problema. Ele não está doente porque quer.
Cai fora…depois de casar já era..
Querida Amanda, esse doença é muito seria, tente ser compreensiva, Deus irá ti dar todo auxilio se voce confiar em Deus!
Minha esposa sofre disso há 10 anos. Estou casado faz 5 meses e ando sem paciência, pois gostaria que ela me acompanhasse nas coisas mais banais possíveis, como ir numa praça (não tem medo de fazer isso), passear, etc. Tenho brigado muito com ela, pois nem carinho ela tem me dado mais…. Procuro ser compreensivo e me informo muito sobre o assunto, mas não tem sido fácil. Parece que, ao invés de ajudá-la, estou atrapalhando. Já não sei mais como agir.
Daniel,
Você já experimentou ir ao médico com ela? Assim você fica mais inteirado da situação dela e consegue compreender melhor a situação pela qual ela está passando e pode ajudá-la mais.
Acabei de descobrir que meu esposo tem sindrome do panico,não sei como lidar com a situação, nós trabalhamos juntos e nos damos super bem mas em nossa loja o trabalho é muito estressante com pessoas cliente serviços que as vezes dão errado estamos sempre estressados ele fica muito preocupado com as coisas do trabalho e já acorda pensando o que tem que fazer o que vai falar para o cliente e fora as outras coisas .porque eu cuido da parte financeira da loja então tenho que passar pra ele varias coisas que acontece tipo se o mês foi bom ou ruim e ultimamente os negocios não vão muito bem estamos sempre fechando no vermelho e ele era o meu porto seguro que me dava força para superar as dificuldades financeiras mais e agora o que vou fazer se não posso passar nem um tipo de preocupação pra ele estou perdida me sentindo sem chão,NÃO SEI O QUE FAZER,,,
Namoro a 5 messes, ele resolveu noivar . descobrir que ele a 6 anos sofre desse mal. Faz tratamentos mais não consegue tem medo de ter crises se casar com festa, etc e também não consegue viajar para longe. já tivemos varias brigas e não quero me magoar e nem magoar ele.
Estou perdida me sentindo sem chão,NÃO SEI O QUE FAZER,,,
Cai fora….depois de casar já era..
Tânia, você deve ficar calma.. Tente ir ao médico junto com ele, insista para ele fazer terapia.. Com o tempo você aprende a lidar com a doença, e vai ver que a sua companhia e o seu apoio só vão ajudá-lo a sair dessa.. É uma doença que tem cura. Mas você deve apoia-lo sempre.
Sou casada cerca de 12 anos e cerca de 8 anos manifestou uma crise de síndrome do pânico, fez acompanhamento com psiquiatra durante um tempo e toma medicamentos, mas faz uso conforme quer. Nas últimas semanas tem demonstrado uma desconfiança muito grande obre mim, e acha que em todo tempo coloco remédio em sua alimentação. Não come nada do que preparo, não conversa comigo, diz que estou o envenenando com remédios. Estou penando em me separar, pois já estou cansada de tudo isso. Sei que não é culpa dele a doença, mas é negligência dele não querer tratar, temos filhos, que já percebem as coisas como estão. São anos de tentativas de melhora e anos de acusações desconexas. O que devo fazer?
Minha historia é igual a da Tania. Encontrou um rapaz que com 5 meses de namoro pediu pra noivar, então depois de 1 ano e já organizando as coisas pra casar, ele disse que tinha essa doença. e pediu mais um tempo para casar comigo, hoje tem 2 anos que namoro ele, estou noiva, mas ele não fala de casar mais, acho que está com medo. Estou super infeliz e pensando seriamente em terminar, porque não sei se tenho paciencia para tolerar tantos medos da parte dele. O que mais me deixo triste ele não ter me contado logo no inicio que conhecemos, evitaria muitas coisas e eu teria pensado duas vezes em aceitar o noivado. Meu pai não sabe que ele tem essa doença, eu fiquei com vergonha de falar. Minha já é falecida e eu só tenho o meu pai. Estou preocupada como será a reação do meu pai caso eu venha contar, porque acho que ele irá dizer para terminar imediatamente com o rapaz.
As pessoas que tem essa doença geralmente tem vergonha de contar e Amanda, se ele te contou depois de ano foi pq ele se sentiu seguro!
Pela minha parte vc dizendo que se ele contasse no começo, tiraria suas dúvidas em relação ao noivado, me desculpe! Serei bem sincera… se ele realmente tem essa doença, merece uma pessoa que o entenda e que ame ele!!! E que pelo jeito meu amor, não é vc! Se coloca no lugar da pessoa!Imagina se fosse vc que tivesse essa doença e seu namorado ficasse irritado ctg ou briagasse quando vc tivesse uma crise? Você não ia querer uma pessoa que não te apoiasse do teu lado! Então antes de falar essas coisas, procura se colocar no lugar dessa pessoa, que é seu noivo.
Pq quando se aceita uma pessoa pra casar, tem que amar. saber que vai cuidar nos momentos bons e ruins! São duas vidas que vivem uma!
Bom .. respondi sua publicação pq eu sou sincera e realmente não gostei do que vc falo!
Essa é uma doença séria! E procuro levar ela a sério, embora não tenha a doença, conheço pessoas que convivem no meu dia-dia e que não deixo de amar um segundo por causa disso… muito pelo contrario! Dou muito amor, carinho, atenção! E procuro compreender e entende-la!
Vamos nos informar, antes de julgar as pessoas que estão doentes e sendo ou não parentes procurar dar um pouco de carinho!
Se o mundo tivesse um pouquinho de amor, as coisas seriam diferentes!!!
#desabafo
Os: Se não gostou, não posso fazer nada! Tenho opinão e não tenho medo de dizer o que penso!
Amanda,
Pelo jeito que as coisas vão, acho que ele não quer casar e está usando a doença como escudo. Segue em frente que é melhor pra ti..
minha namorada quis se afastar de mim disse que é melhor p ela curar sozinha e disse que nao sabe se gosta mais de mim…o que acha? me de uma
e nao entendo o porque ela quis se afastar
Olha, sua namorada está estranha por causa da doença. Dá um tempinho pra ela e depois vc volta a procurar a moça. Ela precisa sentir a sua falta para te valorizar.
Minha namorada sofre da SP. Já li muito a respeito e tenho colocado em pratica as dicas e tal.. porém tenho dificuldade em distraí-la mais em momentos de crise. Teria algumas sujestões
meu namorado descobriu q tem síndrome do panico a pouco tempo, tem sido difícil pra mim, pois eu fico muito triste com a indiferença dele mais agora estou tentando entender essa doença que é muito difícil tanto para quem tem como para quem convive com a pessoa
Olha, a culpa disso não é sua. Tenta ser compreensiva com ele…
Namorei um rapaz por quatro meses, estávamos muito apaixonados, um dia ele me mandou uma foto da lua falando que a lua na noite anterior estava tão linda quanto eu, e simplesmente do nada ele sumiu…nunca mais me procurou. No aniversário lhe mandei um e-mail e a resposta foi um obrigado frio. Seis meses depois ele reapareceu me contando do problema…síndrome do panico e depressão. Compreendo o problema pelo qual está passando, porem não entra em minha cabeça que ele poderia ao menos ter pedido um tempo e me explicar a situação. Sei que ele está precisando de mim porem já estou com uma outra pessoa. Continuo apaixonada por ele, porem não quero magoar meu atual namorado e muito menos a ele.
Curta seu namoro com esse novo amor….foi a melhor coisa que te aconteceu..
Meu marido foi diagnosticado com sindrome do panico, estamos passando por problemas no casamento por ele estar conversando com mulheres em bate papo, mas agora ele começou se sentir ansioso de novo e ter mal estar , mas precisamos acertar as coisa, não sei o que faço…
Você precisa ter paciência. Muita paciência mesmo com ele.
Minha namorada sofre de SP faz algum tempo. Ultimamente ela tem tido crises com frequência. Em uma dessas crises ela tomou o remédio de forma exagerada e parou no hospital. Eu e os familiares dela não estamos conseguindo lidar com a situação, pois ela nos acusa de não querer lhe ajudar, porém é só o que fazemos. As vezes perco a cabeça com ela. Ela é muito negativa no que fala e distorce tudo que falamos. O que faço?
Carlos,
Tem de ter paciência com ela. Não tem outro jeito.
Ola, se vc tem uma biblia sagrada, procure em todos os salmos. Ou talves em alguma leitura de exemplo de hitoria da escritura sagrada, vc vai encontrar uma saida, n existe estrada sem saida, umas é mais dificil, mas sai, vc ja viu pela Tv, a maré que os peixe enfrentam para desovar?
minha mãe tem a sindrome do panico com crises todo dia toda hr e ela não tem forças pra lutar sozinha e eu to indo junto com ela sem forças mais e sem saber mais p onde correr vai no medico umas tres vezes por semana e nem os remedios estão acalmando ela .Ela trata com fluxetina e clonasepam e não adianta é a mesma coisa de toma agua oq eu faço?
meu namorado tem essa doença. faz quatro anos que estamos juntos, ele não quer se casar pois tem medo do futuro, não viaja, coisas que pra mim são simples pra ele e um terror. Procuro ajuda-lo pesquiso, ja fui ao medico, psiquiatra, pisicolo com ele,ele faz o tratamento com medicamentos e terapia. mas confesso que já estou de saco cheio procurei entende-lo sempre, até tenho paciência. mais as coisas andam tão dificil esse tratamento parece que não tem efeito nenhum. Não sei o que fazer estou meia perdida.
Dá um chapéu nele…depois de casar, já era…
Boa tarde Senhores esse é um ato de desespero. Minha esposa tem sindrome do Panico e depressão. Esta se tratando com um pscoloco e com uma terapeuta. Contudo sempre surgem crises e ela me ofende muito, fica louca, trata mal a mim e minha filha. Normalmete fico quieto para nao piorar mas minha filha e eu estamos no limite. Como posso lidar com isso?
Procure um psicólogo para você e sua filha também.. façam terapia em família. Isso com certeza vai ajudar a todos, inclusive sua mulher.
Boa tarde! Estou namorando um rapaz que tem síndrome do panico. Sua ex sabe do problema e usa disso para intimidá-lo psicologicamente fazendo ameaças. Amo muito essa pessoa e gostaria de ajuda-lo a melhorar. Ele faz uso das medicações corretamente mas o maior problema é a ex. O que devo fazer?
Minha irma, quando eramos adolescentes, sempre se comportou de uma maneira estranha. Hj ela tem 27 anos e desde 2012 foi diagnosticado esta sindrome. às vezes eu penso que é dissimulação dela essas crises, me sinto muito culpada por isso pois nunca entendi direito essas atitudes dela. Ela toma 5 tipos de remedios para controlar essa doença, alem do toc, doença que tambem tenho. Quando ela me liga dizendo que esta nervosa, eu nao dou muita atençao, acho que é frescura exatamente como na materia… por favor me ajude a lidar com ela pois ela esta se afastando de mim por causa disso.
estou passando por dificuldades devido a sindrome do panico com minha esposa ,ela se afastou muito ja pediu ate a separaçao mas como eu sei que isso é passageiro,estou tentando manter o nosso casamento. Estou certo ou devo m afastar não sei mas o que faço.
eu estou na mesma situação mas um conselho eu vou ti passar, tente trazer ela pro seu lado mostre que vc luta por ela em todos os sentidos tente provar cada esforço que vc faz a pessoa reconhece e ter paciência pois a pessoa precisa muito da nossa ajuda…
eu convivo diretamente com a pessoa que tem a doença adotei métodos de confiança e compreensão não sei se a doença tem cura mas tive que treinar minha mente pra controlar minhas e formas de me expressar e ter muita paciência pois realmente pra quem não possui tais qualidades não consegue e acaba desistindo, estou estudando mais esse assunto pra servir de ajuda não só pra pessoa que esta do meu lado mas pro futuro sendo que essa doença e moderna nos dias de hoje….
Estou gravida e me casei com meu namorado que é o pai .. e então começamos a brigar de mais.. e ele começou a ter umas reações que achei estranha bebia de mais.. quase morria de tanto beber e numa dessas noites de bebida levamos ele no medico e descobrimos que ele tava com pressão alta.. e com o tempo ele começou a pensar q ia ter um AVC… e depois disso as coisas só vão piorando.. ele tem tomado bastante remédios e ido constantemente ao medico e os médicos já falaram que ele não tem nada.. que precisa de um psiquiatra, Amo muito ele é agora tô vendo que ele precisa mesmo da minha ajuda.. mais preciso de ajuda não sei mais como falar com ele alguma ajuda ?
Quirida, ninguem bebe assim por acaso, sempre tem um problema. Onde fas beber tentando esquecer, tenha paciencia com ele, de carinho, vcs serão muito feliz, não abandone.
Minha namorada foi diagnosticada com síndrome do pânico há alguns meses. Eu estava desempregado e parecia mais fácil segurar a barra, mas trabalhando de novo está sendo muito mais difícil. Ligo para ela pelo menos três vezes por dia e em pelo menos uam das vezes noto que ela esteve chorando, isso se dá sempre que ea precisa sair. Não sei como lidar com essa situação, quero ajudá-la e sei que devo fazer mais do estar do lado dela. Tenho muito medo porque o pai dela suicidou-se. Chamá-la para sair ou deixar que ela me chame? O que dizer uqnado ela desiste de ir a algum lugar que já estava marcado com parentes e amigos? Obrigado
Meu marido esta tendo crise de duas semanas pra ca e nao tenho a minima ideia como posso ajuda lo queria saber mais sobre essa doenca
AQUI TEM UMA PESSOA COM O APELIDO DE ARREPENDIDO ,QUE NÃO TEM SENSIBILIDADE NENHUMA É UM IGNORANTE RIDÍCULO, SEM NOÇÃO, QUE FICA DANDO RESPOSTAS ABSURDAS PARA ALGUMAS PESSOAS. O DIA QUE A SDP PEGAR ESSE IMBECIL OU UM FILHO DELE ELE VAI MUDAR DE IDEIA RAPIDINHO. SDP É UMA DAS PIORES COISAS QUE PODE ACONTECER COM O SER HUMANO, É UM DESESPERO MUITO GRANDE ,SENSAÇÃO DE MORTE EMINENTE E DE LOUCURA. EU SOFRI DISSO MUITOS ANOS QUANDO NINGUÉM NEM SABIA QUE ISSO EXISTIA, MINHA VIDA VIROU UM INFERNO, E ATE HOJE AS VEZES SINTO MAS ME CONTROLO SEM REMÉDIOS, PORQUE NA REALIDADE OS REMÉDIOS NÃO CURAM SÓ AJUDAM UM POUCO, A CURA ESTA EM VC.QUEM TEM SPD FICA TRANQUILO PORQUE TODOS VCS VÃO SAIR DISSO,. SÓ TEREM FORÇA DE VONTADE, CADA UM PROCURA SEU TRATAMENTO DA FORMA QUE ACHAR MELHOR, E SEMPRE USANDO SUA FORÇA PSICOLÓGICA QUE ESSA É DEIXADA POR DEUS ,NENHUMA É MAIS FORTE QUE ELA. QUEM TEM NAMORADO OU MARIDO COM ESSA DOENÇA SE PENSA EM DEIXAR É PORQUE NÃO AMA É A MELHOR COISA QUE VCS VÃO FAZER PARA ELES, SAINDO DA VIDA DESSA PESSOAS , COM CERTEZA VAI APARECER GENTE COMO APARECEU NA MINHA VIDA QUE MEU DEU TODO APOIO E HOJE ESTOU 95% CURADO
Ola, se apelido é arrependido, a uni8ca coisa que vc deve fazer e se arrepender e pedir perdão pelo que vc escreveu, ninguem neste mundo é perfeito, vc n sabe o dia de amnhã.
Muito cuidado noque fala e no que pensa. Existe uma pessoa muita amada que deu sua vida por nós (Jesus). peça perdão a Deus, e n fale mais isto, antes que a tempestade pode chegar até vc.
Sou casada há 13 anos, meu esposo descobriu a doença a pouco mais de 1 mês, mas tem crises a mais de 3 anos, só agora aceitou se tratar.
Quero muito poder ajudá-lo, pois se fosse comigo tenho certeza que ele me apoiaria e ficaria do meu lado!
Quero dicas pra tentar afastá-lo das crises, alguém pode me ajudar?
Bom Dia! Estou desesperada, minha irma sofre com a SP ha mais ou menos 10 anos hj ela esta com 22. No começo eram somente o medo de morrer e a sensaçao de infarto, ela ficou uns 2 anos sem ter sintomas nenhum apos o nascimento da filha q hj esta com 2 anos e 8 meses, mas ha 2 meses descobriu q esta gravida,ela e o pai da criança nao tinham nada serio, quando veio o resultado ela surtou de vez,tomou varias coisas pra abortar (que nao fui a favor) e a ultima que ela tomou fez ela parar no hospital mas como Deus e grande nada aconteceu com a criança, a partir dai as crises começaram a ser constantes todos os dias a todo momento, sou casada tbm tive essas crises e sei que nao e facil, mas sinto que minha irma esta fora si, ela nao tem mais vida propria nao tem forças nem pra cuudar da minha sobrinha, como sou casada tenho minhas obrigaçoes na minha casa e nao posso estar com ela a todo momento, os funcionarios do Ps aqui da minha cidade quando ve ela entrando no hospital ja nem dao mais atençao, levamos ela em psiquiatras psicologos etc.. e todos dizem que o tratamento e so com os medicamentos mas ela nao pode tomar por estar gravida. Minha irma e uma menina linda onde vai chama atençao, sempre foi vaidosa, hoje em dia nao tem nem vontade de lavar o cabelo, nao aguento mais ver ela nesta situaçao, nao sei mais oq faço! Desculpe pelo meu desabafo! Obrigada!
sou casado a 4 anos, so agora aos 7 meses anterios minha esposa esta com a sindrome do panico, estou aqui buscando nesse site como lidar com isso , pois o que eu mais quero e ajudar minha esposa a se sentir melhor.e se deus quiser ela vai ficar
olá! Recentemente acabei meu relacionamento de quase nove anos, a minha namorada não tinha tempo nem pra mim nem pra própria família. ela trabalha em dois emprego e recentemente começou a ter crise de síndrome do pânico. iniciou o tratamento, porém quero muito ajuda-la mais tenho dúvida se devo reatar o relacionamento para poder estar mais perto,
dando apoio neste momento difícil que ela está passando. ela gosta de mim e Eu dela, porém a sobrecarga de trabalho veio fazer com que Eu não seguisse o relacionamento a diante. aí tenho está dúvida : reato o relacionamento e ajudo ou não reato e tento ajuda-la como um amigo? porém sei que com o fim do relacionamento as coisas ficaram mais difíceis para ela!
oi boa tarde minha sobrinha de 14 anos vem tendo umas atitudes um tanto estranha ultimamente tipo tomar escondida caixas de leite condensado mente em pequenas coisas,mas o pior foi a três meses arranha os atem-braços e tirar fotos fiquei assustada e com medo fiz varias perguntas e nao tive respostas concretas.e sendo acompanhada por uma psicologa e hoje ela suspeita de sindrome do panico sera que pode ser acho estranho ela gosta de sair nao mostra medo de nada como apresenta quem tem esse problema e tambem achei estranho a psicologa nem querer falar comigo antes pois foi eu que a leve a esse profissional isso e normal tenho duvida acho que o medico deve ouvir antes a pessoa que levou a pessoa que precisa ser acompanhada